5 dicas que você precisa saber antes de fazer um empréstimo

thumbnail

Se você está pensando em fazer um empréstimo então com certeza vai querer saber algumas dicas que vão te deixar muito mais preparado para escolher o melhor banco e com o menor juros possível. Muitas pessoas acabam acreditando nos conselhos do gerente do seu respectivo banco, mas a verdade é que eles servem apenas ao banco e não a você.
Isso significa que você deve pesquisar muito bem antes de fazer um empréstimo e dessa forma você não vai ser enganado por qualquer gerente de banco e ainda vai saber quando e em qual banco você deve fazer o empréstimo bancario.
Escolher um banco tradicional apenas porque é mais fácil ou conveniente não é o melhor. Inclusive isso é o que a maioria das pessoas acabam fazendo apenas por falta de informação. Por não saberem o essencial acabam caindo na conversa dos bancos que obviamente só querem lucrar cada vez mais.

Quando realmente você deve fazer um empréstimo bancário

Algumas pessoas não sabem mais existem alguns casos que fazer um empréstimo é a melhor escolha já em outros nem tanto, e sabe por quê? Porque tudo depende de quanto juros você vai pagar.
Por exemplo, se você faz um empréstimo para comprar uma TV pagando um juros de 3% provavelmente não vai ser uma boa escolha, mas se esse mesmo empréstimo bancário for feito para reformar uma casa que vai render um valor de aluguel todo mês pode ser que seja um bom negócio. Ou seja tudo depende de onde o dinheiro vai ser colocado.
Quando o dinheiro do empréstimo bancário é investido em algo que vai ser um ativo financeiro e vai gerar um determinado rendimento mensal então vale à pena, mas quando é utilizado para comprar um passivo que vai perder valor com o tempo então já não é tão bom assim.

Escolha o menor juros

Sabia que a maioria das pessoas nem prestam atenção em quanto de juros estão pagando, mas muitas vezes acabam pagando o mais caro do mercado, seja porque escutam conselhos financeiros apenas do gerente do banco ou porque não pesquisam muito bem.
Por isso a melhor dica financeira que você pode receber é: Pesquise bem antes de ir fazer um empréstimo para que dessa forma escolha um banco que seja justo e tenha uma taxa de juros razoável e você não perca dinheiro.

Parcele de maneira inteligente

Outro detalhe que deve ser levado em conta é a quantidade de parcelas há serem pagas. O ideal é que seja entre 2 e 3 anos no máximo. Menos que isso pode ficar muito alto o valor da parcela e mais que isso o juros pode aumentar muito o quanto você vai está pagando.

Não comprometa seu salário

O máximo que você deve comprometer do seu salário com empréstimos é 20%, isso em casos extremos, melhor que seja 10% ou menos já que isso pode levar um bom tempo para você pagar e com certeza você não vai querer ver seu dinheiro indo embora todo mês dessa forma.

Faça investimentos

A melhor dica dica que poderia te dar é… Faça investimentos, não apenas gastar por gastar, mas uma parte do seu empréstimo deve ser alocado de maneira inteligente em algum ativo que vai te render um bom dinheiro e dessa forma não vai ter problemas se os juros estiverem um pouco altos.
Espero que essas dicas te ajudem a ter um base do que você deve saber antes de fazer um empréstimo.

Lembre-se: Pesquise bastante antes de tomar essa decisão, consulte vários bancos, dos mais aos menos conhecidos.
Sem dúvida pode ser uma boa alternativa, mas como já foi dito, depende de quanto vai ser o empréstimo e como será empregado o dinheiro do mesmo. Escolha o melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top