5 melhores dicas de educação financeira

thumbnail

O Brasil é um dos países onde as pessoas menos sabem gastar seu dinheiro. O nível de educação financeira é tão baixo que muitos se endividam e não sabem nem o motivo, apenas gastam o dinheiro comprando a primeira coisa que algum vendedor oferece.
E o pior é que mesma com tanta informação ainda tem muita gente que comete erros simples que acabam destruindo totalmente a vida financeira deles.
Um desses erros é: Sempre gastar mais do que ganha!
Se 80% dos brasileiros eliminassem esse erro muita coisa iria mudar em relação a finanças. Até porque a maioria dos erros financeiros acabam nascendo desse erro “simples e banal”

1.Planejamento

Essa é a primeira coisa que deve ser feita. Você precisa planejar seus gastos bem no início do mês antes de receber seu salário. Coloque tudo em um caderno ou no bloco de notas do celular.
Assim que for gastando tire da sua agenda assim você vai saber exatamente pra onde está indo seu dinheiro.

2.Só compre o importante

Muitas vezes fazemos compras apenas por impulso, coisas que nem vamos usar. Isso vai desde acessórios, roupas e até brinquedos para crianças. Sabia que mais de 30% do nosso dinheiro gastamos com coisas desnecessárias?
Isso acaba afetando tanto nossa saúde financeira que você nem imagina.

3.Não faça dívidas longas

Fazer empréstimos de muitos anos é uma das piores coisas que alguém pode fazer, principalmente porque ela não sabe como vai estar sua situação financeira no futuro e se ela vai poder dar conta dessa dívida.
Além disso comprar apartamentos ou carros em épocas de juros altos também é péssimo porque acaba aumentando muito o valor do bem e você pagando mais do que deveria.
Um carro no valor de R$36.000 pode aumentar até o dobro por causa dos juros.
Juros são um dos maiores inimigos do seu financeiro e você deve evitá-los ao máximo.

4.Espere as promoções

Se você comprasse tudo apenas nas promoções a economia que você teria seria de mais de 30%. Isso significa que você está deixando mais de 30% do seu dinheiro ir embora apenas por descuido.
E ainda, comprar produtos em épocas de festa é também um grande erro porque o preço sobe bastante já que a demanda aumenta. O correto é comprar antes e depois para aproveitar as promoções.
Escolha comprar na internet em vez de lojas físicas porque há uma oferta maior e assim um preço mais baixo.

5.Acumule ativos

Quando se fala de ativos a primeira coisa que pode vir a sua mente são ativos físicos como imóveis, mas os melhores ativos da atualidade são digitais, como lojas virtuais, sites monetizados ou infoprodutos que são vendidos por afiliados.
O melhor de tudo é que o risco e o valor investido são muito menores, sem contar que o resultado financeiro vem bem mais rápido do que o normal em um ativo off-line.
Quanto mais ativos você acumular mais dinheiro vai ganhar e quanto menos passivos tiver menos dinheiro vai gastar, esse é o segredo para alcançar a independência financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top