A economia do brasil está melhorando?

thumbnail

A previsão para 2020 é ainda menor do que a que foi divulgada no último relatório publicado em junho do ano passado. Mas mesmo assim a estimativa para o próximo ano melhorou um pouco. Porque antes, o Banco Mundial projetava crescimento de cerca de 2,5% em 2020 e 2,3% para 2021.
Paulo Guedes tem uma proposta de reformas amplas para 2020, tanto a tributária como a administrativa, isso faz parte da ideia de reduzir a burocracia que faz o Brasil ficar nas piores posições do relatório global Doing Business. Ele também quer privatizar cerca de 300 estatais, sejam empresas de tecnologia do Governo ou até companhia de geração de energia elétrica.

As empresas acreditam que o Governo seja capaz de cumprir suas promessas porque já fez coisas e fechou acordos que pareciam que nunca seriam fechados, como o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, que foi fechado no final de junho de 2019.
O anúncio para os dois blocos chegou a um acordo que deixou bastante claro que a abertura comercial do Brasil não é mais algo considerado impossível.

Agora é um acordo de alto nível, que com certeza vai trazer muito dinheiro em investimentos para o país, coisa que não acontecia antes graças a economia fechada e travada.
Se for confirmada, será uma das maiores taxas de crescimento da economia brasileira desde 2014, quando começou a crise econômica, que foi até o fim de 2016. Em 2017 e 2018, apesar de o Brasil já não mais está em crise, o PIB cresceu apenas 1% e 1,1%, respectivamente. Neste ano, o desempenho deve ser o mesmo, apesar de isso significar melhora, se sabe que precisar melhorar muito ainda.

E ainda se sabe pouco, mas verdade é que se continuar assim a tendência é melhorar muito, porém o caminho será longo até a economia voltar a níveis realmente desejados.
Tudo o que o governo precisa fazer é continuar fazendo as reformas necessárias e principalmente desburocratizando e diminuindo os impostos que já vai ser tão eficaz para economia.
Seguindo à risca isso a economia pode voltar a crescer já 2% esse ano, porém sabemos que tudo depende da aprovação do congresso.

E sem ele nenhuma das privatizações será possível e assim a economia não vai poder crescer tanto quanto precisa para fazer o país voltar ao eixo que todo mundo espera. E se o governo não tiver um foco muito preciso nisso pode ser que não consiga já que é difícil convencer o congresso a votar essas questões importantes para o país.
Mas, se conseguir ainda esse ano os resultados serão visíveis, principalmente com a criação de novos empregos e o aumento das vendas tanto no comercio quanto na indústria o que seria de vital importância.

O governo tem cometido muitos erros que desacelerou esse possível crescimento, mas também acertou em outros pontos que se forem continuados irá trazer bons frutos ao longo do tempo, como a desburocratização que tanto ajuda o empreendedor a trabalhar. Mas isso vai depender de qual caminho o gover pretende seguir, se o caminho da abertura da economia ou o da estatização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top